O que é métrica, indicador e como medir o sucesso das suas estratégias
Quem está à frente de um negócio, de uma determinada área ou mesmo pensando em empreender, já sabe que medir o sucesso das estratégias é quase tão importante quanto executá-las corretamente. É por isso que entender o que é métrica é fundamental para qualquer tipo de empresa.
Afinal de contas, o que adianta realizar um longo processo de planejamento e execução de um projeto se não houverem números que comprovem a efetividade dos resultados?
Nesse sentido, se você já entende ou ainda está descobrindo a importância de analisar dados, continue lendo para entender:
- O que é métrica?
- Métrica e indicador: qual a diferença?
- Como definir métricas?
- Quais são as métricas mais utilizadas nas empresas?
- Fontes de dados para suas métricas
O que é métrica?
Antes de medir de fato o seu sucesso, vamos responder o que é métrica. Entender o que o termo significa é o primeiro passo para definir métricas corretamente e, claro, acompanhá-las.
Nesse sentido, a métrica é uma medida quantificável usada para avaliar o status de um processo, ação ou estratégia específica. Ou seja, é um número que representa a medida que você vai acompanhar para entender o que dá certo (ou não) no seu trabalho.
As métricas representam os diferentes métodos que empregamos para acompanhar mudanças ao longo do tempo em vários aspectos e seguindo vários critérios. O termo métrica é frequentemente usado para descrever o método usado para medir algo, os valores resultantes obtidos com a medição.
E por que as métricas são importantes?
As métricas são importantes porque são compostas por dados reais e mensuráveis que você precisa acompanhar. Como uma medida de desempenho nos negócios, as métricas te ajudam a pensar mais estrategicamente e a tomar decisões melhores.
Sendo assim, cada métrica depende do que a empresa pretende medir.
Por exemplo, uma métrica pode monitorar o tráfego do site em comparação com uma meta de tráfego que sua área de marketing tem. Assim, exemplos de métricas são o número de acessos, a quantidade de usuários únicos e o tempo de permanência nas páginas.
Métrica e indicador: qual a diferença?
Agora que falamos o que é métrica, resta uma dúvida que sempre surge quando entramos nesse assunto. Métricas e indicadores estão sempre relacionados nos artigos que falam sobre o desempenho dos negócios. Mas qual a diferença entre métrica e indicador?
A resposta é simples: também conhecido como KPI (Indicadores Chaves de Performance), o indicador é um fator ou variável que fornece um meio simples e confiável para medir desempenho.
Sendo assim, por meio de um indicador, é possível observar resultados, mudanças nos números, comparações e outras análises em função de uma métrica.
Indicadores sempre têm contexto. Eles são uma interpretação dos números que surgem das suas métricas. Seguindo o exemplo de métricas que usamos acima, seus indicadores de desempenho podem ser, por exemplo:
- 1 milhão de acessos no blog da sua empresa;
- 650 mil visitantes únicos nas suas páginas;
- Tempo médio de 3:30 minutos nas páginas do seu blog.
Além disso, os indicadores são divididos em categorias como qualidade, capacidade, desempenho, estratégia, entre outros.
Outro exemplo que pode facilitar essa diferenciação é que a métrica é a quantidade de pessoas que baixaram um ebook no seu site e o indicador é a taxa de conversão dos leads na landing page do ebook.
Como definir métricas?
A definição de métricas para medir o sucesso precisa estar totalmente atrelada aos objetivos que você deseja alcançar no seu negócio. Oficialmente, não existem métricas melhores ou piores. Existem as que mais se adequam a sua necessidade e aquelas que não farão diferença nas suas análises.
Depois de elaborar o planejamento estratégico, passe pelas metas que sua gestão estabeleceu. O que você quer alcançar ao longo do tempo? As métricas e indicadores serão definidas a partir daí.
Nesse sentido, as métricas podem ser divididas em três cenários diferentes:
- Atração: avalia o comportamento da audiência, como visitas, visitantes, sessões, comportamento dos usuários, entre outras métricas relacionadas.
- Conversão: as métricas relacionadas à conversão podem ser, por exemplo, a taxa de cliques em um e-mail marketing, a taxa de conversão dos leads em landing pages, o índice de rejeição, entre outros.
- Receita: como o próprio nome já diz, essa métrica está relacionada a valores financeiros, como o custo de aquisição por cliente, retorno sobre investimento e o ticket médio, por exemplo.